CEE do NADEF ouve gerente de reabilitação da Secretaria de Saúde de Araraquara

Luiz Armando apresentou aos vereadores da Comissão a proposta de instalação do CER III em Ribeirão Preto
CEE do NADEF ouve gerente de reabilitação da Secretaria de Saúde de Araraquara

Por: Silvia Morais

Foto: Allan S. Ribeiro

A Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar o que impede a implantação do Núcleo de Atendimento ao Deficiente em prédio próprio, se reuniu na tarde desta terça-feira, 06 de fevereiro, no plenário da Câmara, para ouvir o gerente de reabilitação da Secretaria de Saúde de Araraquara, Luiz Armando Garlippe.

Os vereadores Luciano Mega (PDT), presidente da CEE, Alessandro Maraca (PMDB), Marinho Sampaio (MDB) e Elizeu Rocha (PP) além da assistente do Secretário da Saúde, Jane Aparecida Cristina, assistiram à apresentação do projeto de implantação do CER III de Araraquara.

Luiz explicou a todos presentes que após portarias do governo federal publicadas em 2012, criando incentivos do governo ao atendimento à pessoa com deficiência, Araraquara apresentou a proposta de construção e implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Para a implantação do CER III o governo disponibiliza R$ 3.750.000,00 para construção em uma área de 1.500m², e a verba disponível para aquisição de equipamentos e materiais permanente é de R$ 1.500.000,00, e a mensal para custeio fica em R$ 200.000,00.

O gerente explicou que Araraquara tem uma média de 3.500 atendimentos ao mês em diversas áreas de atendimento. E o recurso é suficiente.

O vereador Luciano Mega lembrou que Ribeirão tem uma área de 1.900 m², de fácil acesso inclusive aos moradores de cidades vizinhas.

O arquiteto da Secretaria de Planejamento de Ribeirão Preto José Antônio Lanchoti, afirmou que o projeto arquitetônico pode ser feito sem custo algum ao município, mas projetos complementares não. A assistente do secretário da Saúde, lembrou que existe a necessidade de contratação de profissionais, principalmente psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Os vereadores acreditam que a CEE está próxima do relatório final. E a possibilidade de Ribeirão Preto ter o CER III é quase certa. “O objetivo da comissão é a construção de importante equipamento de saúde para atendimento das pessoas com deficiência em nosso município” finalizou Luciano Mega.

A CEE é composta pelos vereadores Luciano Mega, Alessandro Maraca, Fabiano Guimarães (DEM), João Batista (PP) e Marinho Sampaio.